Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Jornalismo: A importância e um resumo da história da mídia no Brasil. Professora, Escritora e Editora Jornalística, kátia Borges dá dicas para um bom desempenho profissional




O jornalismo está diretamente ligado ao dia dia das pessoas, sem ele a sociadade sofreria um "atraso" profundo no processo de desenvolvimento.

A informação no meio jornalístico é a prática de estar envolvido e ao mesmo tempo passar a notícia de forma clara e objetiva, mas com riqueza de detalhes. Trabalhar com informação e comunicação, é uma forma de notícia e não é tão fácil como parece. É um trabalho minucioso e não pode faltar a ética profissional, a seriedade. Pois o público que acompanha o meio ou o canal da informação, merece respeito e uma boa qualidade no produto que é passado. O telespectador hoje em dia sabe selecionar bem seus programas de notícias. A um tempo atrás, apenas uma emissora atraia a audiência.  O que se tem visto atualmente é que muitos programas policias e outros em  formato de documentários das redes de segundo e terceiro lugar em audiência, tem "batido" muitas das vezes umas das maiores  emissoras do Brasil, a rede Globo.

Passar a informação exige uma grande responsabilidade e esforço por parte do jornalismo.  Para que a informação chegue aos lares ou ao leitor, ela passa por algumas etapas.Como  apuração, redação, edição, e outros mecanismos do meio jornalístico.

No jornalismo a notícia é "a alma do negócio". Todos os meios de comunicação que trabalham com o jornalismo, tem por prioridade a informação precisa e com riquezas de detalhes. Todos querem ser os primeiros a passar a informação(o furo), e para isso, exige um sério trabalho do departamento jornalístico. É preciso ter profissionais de competência para se ter uma boa equipe. claro que para se ter esse resultado em qualidade e desenvolvimento, é necessário um investimento proporcional.

Não é simplesmente colher a informação, ou fato, e leva-lo ao leitor ou telespectador que acompanha o trabalho do jornalismo, seja  por qualquer meio, internet, rádio, tv, enfim, todo tipo de mídia.

Observa-se que as emissoras que trabalham com o jornalismo, tem seus enviados em diversos  países, isso para facilitar a cobertura dos acontecimentos e levar a informação precisa. Repórteres são deslocados para colherem e repassar a notícia (correspondentes). Existe agências de notícias internacionais que repassam as informações para muitas emissoras do mundo, inclusive para o Brasil. 

O jornalismo da tv é o que mais precisa de cuidados, o trabalho é mais apurado. É necessário para que a informação chegue até o telespectador, o material que foi para o ar, já passou por processos de edição, com algumas etapas, ainda mais que é um meio eletrônico e que  utiliza  aparelhos de última geração. 

A emissora que cobre notícias tem que ter um departamento de jornalismo bem estruturado. Âncoras  preparados e que conquistem a simpatia do telespectador. O repórter faz  matéria, descreve e organiza fatos, a informação, através da cobertura dos acontecimentos, o editor vai fazer a revisão e selecionar o que vai para o ar.


TIPOS DE MÍDIAS QUE SÃO USADAS PELO JORNALISMO:

Comunicação Social

INTERNET: sem dúvida um dos meios mais utilizados atualmente. não ultrapassa a tv, por motivo que a  televisão atinge uma grande massa, praticamente todas famílias tem um aparelho de tv e todos da casa podem acompanhar a programação desse meio de comunicação eletrônicaA internet fez com que o jornalismo encontrasse mais uma "porta" para seu valor de informador. É conhecido como webjornalismo.


 TV:  O jornalismo ganhou um forte aliado para seu crescimento. Por volta dos anos 50, a tv se tornou a mídia mais atrativa do mundo. Tudo  ainda era em preto e branco. Ainda hoje a tv tem seu espaço garantido como instrumento de informação, sem dúvida. Atualmente no Brasil, existe canais exclusivos para o jornalismo.Ex: A globo news, a band news,   e a record news. Esses informativos 24 horas, merece um reconhecimento por parte de toda sociedade que se usufrui deste trabalho diário de informação, que por sinal é de muita importância para o país. No país, a tv estreou no ano de 1950 por Assis Chateaubriand. A extinta tv tupi deu início a esse trabalho inovador da época.

RÁDIO: Primeiro aparelho de comunicação eletrônico. No brasil, teve seu desenho por volta da década de 20.O Rádio teve e, tem um papel importantíssimo na história da comunicação mundial, inclusive aqui no Brasil. Foi através desse aparelho, que o povo ficava atualizado.Ainda hoje ele tem seu espaço garantido, pois milhares de pessoas utilizam de seu serviço de informador e meio de entretenimento.Umas das rádios mais antigas do Brasil, é a rádio sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. Atualmente existem várias rádios que trabalham com notícias 24 horas por dia, como a BandNews Fm (notícias nacionais e boletins locais), a rádio Sociedade, na Bahia, a CBN,  e várias outras.

JORNAIS IMPRESSOS: Sem dúvida, ainda hoje um dos mais utilizados no dia dia das pessoas, apesar de ter perdido espaço, devido a facilidade  do uso da internet. No Brasil, o primeiro  jornal impresso foi " A gazeta do Rio de Janeiro", em 1908. O jornalismo faz parte da sociedade, sem ele a população não ficaria bem informada e, sofreria um grande "atraso social", pois as pessoas dependem desses meios de comunicação, para ficarem atualizadas.
As notícias "soam' rapidamente aos lares, através dos meios de comunicação, a mídia. Existe formatos mais resumidos e com a linguagem mais popular com preço bem acessível, isso para atingir as classes com menor poder aquisitivo, feitos também para enfrentar  a concorrência.

fonte das fotos: internet

A Professora de ensino superior, Kátia borges fala da importância do jornalismo e dá dicas para quem almeja ser um profissional de sucesso na área.

Foto do perfil de Kátia Borges
kátia Borges  
Professora, Editora e Escritora
kátia Borges
1000NOTICIAS: Qual a importância do jornalismo para a sociedade?

kátia Borges:
 O jornalismo é um espelho da sociedade, reflete os modos de vida e suscita, provoca, a reflexão sobre os modos de vida da sociedade.

1000NOTICIAS: Como se resume o jornalismo brasileiro? 

kátia Borges: 
Hoje, o jornalismo brasileiro segue a dinâmica americana, com grande destaque para a televisão e a circulação de informações, em grandes jornais e na internet.

1000NOTICIAS: Para quem pensa em se formar em comunicação social, qual o primeiro passo a ser dado? 

kátia Borges: Estudar, "cercar" o assunto do seu interesse, sem contudo, fechar-se aos temas da contemporaneidade. Também considero essencial uma boa dose de filosofia.

1000NOTICIAS: Será que ainda existe aqui no Brasil um jornalismo com qualidade? 

kátia Borges: Sim. Existe. Mas a informação hoje tem uma nova característica, ela é volátil, está nas mãos de todos, é transmitida por vários meios. O jornalista tornou-se um mediador das mídias.

1000NOTICIAS:Como deve se preparar o profissional de jornalismo para o mercado, existe muita concorrência? o que faz a diferença?

kátia Borges: Deve tentar ser um profissional intelectualmente completo, lendo bastante, investindo na formação-jornais, revistas, livros diversos devem ser suas fontes constantes de consulta. Ha grande concorrência e o profissional com melhor formação, que tiver maior capacidade de "traduzir" o mundo para seus leitores saíra na frente, e essa capacidade de "tradução" do mundo que será o diferencial no mercado de trabalho.


O 1000NOTICIAS convida a todos os leitores, para serem parceiros do blog, é só fazer login.

Qual incentivo você daria para quem almeja ser um profissional mais preparado no mercado de trabalho?

fonte das fotos: internet

Nenhum comentário: