Pesquisar este blog

sábado, 14 de dezembro de 2013

A Copa glamurosa e o gol da elite capitalista


Cofre  público jorra e libera geral para a copa, quem está ganhando é...

Em matérias passadas, já havíamos tocado no assunto mais esperado para o ano de 2014, a realização do maior torneio mundial de seleções de futebol, a Copa do Mundo, que se realizará aqui no Brasil(até o momento).

Uma das indignações dos brasileiros é saber que esse evento esportivo vai tirar dos cofres públicos, do seu imposto, caro leitor, cerca de 30 bilhões de reais.

A quem realmente interessa esse evento, sendo que a situação do país é essa:
A Saúde pública brasileira é umas das piores do mundo. A todo instante os jornais denunciam mortes de pessoas nas filas dos hospitais.

Em muitas cidades centenas morrem com a falta de água. Escolas improvisadas, protegidas por lonas, faltando cadeiras, professores, merenda e etc.

Ruas esburacadas, sem asfalto, iluminação, esgoto escorrendo a céu aberto, aumentando a chance de contaminação por doenças perigosas.

Ainda é pouco o que tem sido feito para amenizar os problemas sociais  do país. A educação pública se deteriora a cada ano que passa.

Estádios de primeiro mundo e um sistema de saúde  e educação precários

Umas das arenas para a copa 2014 no Brasil
Temos visto o esforço do governo para  construir estádios de primeiro mundo. Uma verdadeira euforia dos administradores públicos do país    (claro, com verbas federais). Tudo isso para  finalizar essas construções gigantescas e milionárias que sediarão o evento esportivo

Diferentemente das construções para beneficio da população brasileira, as megas construções para a copa do mundo foram aceleradas bruscamente.


 A situação de muitos hospitais públicos do Brasil                                                                                          

Porque não fazer hospitais padrão FIFA; Universidades e escolas públicas com grandes investimentos, tipo padrão FIFA. Mais investimentos em cursos profissionalizantes,técnicos, mais pré-vestibular gratuitos. Sanar o sofrimento da população afetada pela seca, onde muitos já morreram com a falta de água e sem alimentos.

São muitas as questões que devem ser debatidas em se referir aos anseios da sociedade brasileira. (imagem do blognetto)
                                                                                                         
Mas a copa que vai ser realizada no Brasil, na verdade interessa a muita gente "grande", os da elite. Quem ganha com a realização da copa no Brasil não é povo brasileiro, e sim os grandes empresários de vários setores e as grandes empresas de comunicação audiovisual de toda parte do mundo.

A copa faz com que os governantes construam vias para melhorar o transito; claro que os estrangeiros merecem. Os aeroportos e rodoviárias ficam limpinhos e bem organizados, que bom!

Pena que os brasileiros não merecem ter grandes investimentos e uma melhor fiscalização nessas verbas que quase não chegam ao seu destino.

Será que o povo está satisfeito?

O povo mostrou sua indignação com o governo e com o sistema politico que joga o Brasil e sua população num atraso que parece ser irreversível.

Milhões foram as ruas repudiar esse sistema e requerer seus direitos; ainda muita coisa tem que mudar!
Parece que o povo não quer a copa glamurosa aqui no Brasil; Mas sim um sistema de saúde glamuroso; uma educação pública que seja  referência mundial.

Dê sua opinião.

Nenhum comentário: