Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ENEM 2014; MAIS DE 500 MIL REDAÇÕES ZERADAS. COMO ESTÁ A SUA LEITURA ?

O Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), edição de 2014, trouxe um saldo preocupante. Tendo cerca de quase 6,2 milhões de presentes nas provas, mais de 500 mil pessoas tiveram suas redações zeradas. Um número superior ao de 2013, que registou a marca de mais de 106 mil redações zeradas.

Esta edição bateu recorde de inscritos, chegando a quase 9 milhões de cadastrados. As provas realizadas nos dias 8 e 9 do mês de novembro do ano passado, deixou um saldo preocupante. Dos 6.193,565 milhões que se fizeram presentes, apenas 250 conseguiram tirar a nota 1000, a nota máxima da redação.

Esses dados comprovam o quanto está de mal a pior a educação pública no país. Escolas em estado precário, falta de professores, metodologias ultrapassadas, greves de docentes e funcionários que reclamam em atrasos em seus salários, falta de conteúdo e estrutura nas instituições de ensino( laboratórios, bibliotecas, quadras,) algumas faltam até cadeiras e merenda.

Como está a nossa leitura?

Por outro lado, os dados acima divulgados mostram o quanto a prática da leitura é fraca no país. Uma boa escrita está ligada a uma cultura voltada à prática da leitura. Claro que a socialização é fundamental nesse contexto do individuo.  Se ele tem uma formação sociocultural que incentive-o a praticas que o submetam a leitura, a estudos, a adquirir informação, a busca de direitos, ao acesso a meios de comunicação(jornais e assuntos em geral), com certeza isso o submeterá a uma escrita de maior qualidade. Mas noticia-se vários casos de aprovados de famílias humildes que chegam aos topos dos melhores resultados.

Isso reflete um esforço e desejo de conquista por parte desses brasileiros que lutam por uma oportunidade melhor no meio profissional e, sem dúvida, buscam através do conhecimento buscar seus direitos de cidadãos contribuintes e cumprir suas obrigações, podendo assim exigir direitos lutando por um país justo e progressivo.

E ai, Vai sacrificar? 

Portanto, para isso, muita das vezes, é necessário deixar de lado um pouco o whatsapp, o facebook, o lazer semanal com os colegas, os filmes e novelas e se aprofundar em uma boa leitura. 

Todos precisamos avançar, ler mais, pesquisar, buscar informação, opinar, acessar o que de melhor a mídia oferece de informação. 

Para você, o que reflete esse resultado do Enem?

Nenhum comentário: